Uma ONG para minha Igreja

Uma OSC/ONG para minha Igreja

 

As Organizações Religiosas foram abraçadas pela Lei 13.019/2014 e reconhecidas como OSC – Organização da Sociedade Civil. Muito embora o avanço da Lei, a mesma não encontrou terreno fértil para a aplicabilidade das normas legais à captação de recursos através de Editais de Chamamentos Públicos. As Organizações Religiosas, sobremaneira as de origem evangélicas, não conseguem se verem além do que realmente são, Igrejas. Assim, ainda que possuam vocação para o trabalho social, falta-lhes a capacidade técnica, um dos critérios de exigência ao deferimento do pedido de verba pública via SICONV.

Nesse sentido, atuamos no sentido de desenvolver habilidades na equipe de trabalho das Igrejas, visando a melhoria da participação dessas entidades nos processos de seleções por editais públicos.

Desta forma, nasceu o Projeto Uma OSC/ONG para minha Igreja, destacando que apesar da legalidade das Organizações Religiosas usarem seus CNPJs para fazerem o social, orientamos ao contrário, mostrando a importância da individualização, autonomia e independência da OSC frente à Igreja.

Sabemos que essa luta é longa e já se vão mais de 20 anos falando sobre isso, mas hoje o cenário é mais propício ao diálogo e as mentes parecem mais abertas.

Sigamos acreditando na mudança.